The FADE OUT é um dos grandes romances gráficos dos comics contemporâneos, escrito por um dos grandes, ED BRUBAKER, o autor entre outros, de "Capitão América: O Soldado do Inverno", e das séries VELVET e FATALE, esta última desenhada também por Sean Phillips, que também desenhou The FADE OUT.

O que muitos não sabem, é que Brubaker é sobrinho de um dos grandes argumentistas da era de ouro do cinema americano, John Paxton, que foi responsável por inúmeros guiões de Hollywood nos anos 40 e 50, nomeado para um Óscar pela escrita de Encruzilhada (Crossfire, com Robert Mitchum), e um dos mais conhecidos cultores do género noir. Isto ajuda a explicar muito do gosto de Brubaker pelo thriller, pelo policial noir e pelos pulps, e também está na origem de The FADE OUT, que se inspirou muito na sua vida, como o próprio Brubaker nos explica no prefácio ao livro, que aqui reproduzimos.

Em termos editoriais a banda desenhada nunca viveu um período tão interessante, com expansão (em número e qualidade) de autores nacionais, mas sobretudo com o trabalho da Levoir e G. Floy Studio em termos de obras de autores estrangeiros, oferecendo uma excelente relação qualidade/preço. Não que todas sejam excelentes, mas ajudam a criar um fundo de qualidade elevada, a partir do qual a excelência é mais fácil de reconhecer, e tem outro valor. Apesar de não apreciar o anglicismo das questões de “género”, uma linha interessante relaciona-se com séries protagonizadas por mulheres, escritas e desenhadas por homens, editadas pela G. Floy Studio. Obras que procuram, não só contar histórias convincentes, mas surpreender com misturas de referências que podem não ser óbvias, e que enriquecem (ou baralham) o rumo e ritmo narrativo, e as expetativas do leitor.