INDEH: Uma História das Guerras Apache

INDEH: Uma História das Guerras Apache

€22.00
ISBN : 99788416510900

Argumento de ETHAN HAWKE e arte de GREG RUTH

 

O actor Ethan Hawke concebeu inicialmente este argumento para um filme que queria fazer, que revelasse a verdade nua e crua das guerras que opuseram os colonizadores e soldados americanos aos índios Apache. Nunca conseguiu concretizar esse projecto, e decidiu então transformá-lo num romance gráfico, aliando-se ao artista Greg Ruth e à sua magnífica arte a preto e branco, criando uma narrativa potente e terrível sobre um episódio complexo e cruel da conquista do Oeste.

 

O ano é 1872, na nação Apache, uma região dividida por décadas de guerra. Goyahkla, um jovem guerreiro, perdeu a sua família e todos os que alguma vez amou. Mas, depois de uma visão, vai pedir ao chefe Apache Cochise que o deixe comandar um ataque contra a vila Mexicana de Azripe. Será esta manifestação feroz de coragem que irá transformar o jovem Goyahkla no famoso herói índio Gerónimo. Os índios Apache iriam combater os seus inimigos, as forças do Exército Americano, ao longo de décadas, perdendo aqueles que amavam, tentando salvar as terras dos seus antepassados e a sua cultura, até estarem reduzidos a chamarem-se a si próprios "Indeh", ou "aqueles que estão mortos".

 

INDEH captura a narrativa riquíssima de nações em guerra - contada pelos olhos de Naiches, filho do chefe Apache Cochise, e de Gerónimo, dois homens que procuraram encontrar a paz e o perdão neste conflito, e revela-nos também o tremendo custo espiritual e emocional das Guerras Apache. Fruto de investigações exaustivas, INDEH permite-nos aperceber de maneira notável as diferenças culturais, o horror da guerra, a busca pela paz, e, em última instância, a vingança, nesta grande saga. Os Apaches deixaram uma marca indelével na nossa percepção do Oeste Americano, e INDEH mostra-nos porquê.

 

"Este fabuloso romance gráfico mostra-nos todo o orgulho e a nobreza de um povo cuja cultura está emprenhada de ritos, crenças, regras sociais e mesmo da astúcia necessária para sobreviver. Longe dos clichés da mitologia Holywoodesca, Indeh coloca-se com empatia no lugar do índio americano, algo que ainda hoje parece ser raro nos Estados Unidos."

Le Figaro

 

“Este romance gráfico é um verdadeiro murro no estômago, e uma leitura obrigatória e bem-vinda para introduzir os leitores às realidades do ‘Destino Manifesto’ e da expansão Americana pelo continente. (...) Belíssimo, mas brutal, este livro é um olhar desolador e terrível sobre como o Oeste foi na realidade ‘conquistado’."

Jennifer Rothschild, Biblioteca Pública de Arlington (cidade onde se situa o cemitério militar oficial dos EUA, onde são enterrados desde a Guerra Civil os mortos das guerras americanas).

 

ETHAN HAWKE é um actor, realizador e argumentista famoso, bem como um grande romancista, com três livros publicados. Apareceu já em mais de quarenta filmes, e foi já nomeado para Óscares, para um Tony Award e um Drama Desk Award. GREG RUTH é um ilustrador e autor premiado de banda desenhada, que trabalha em comics desde 1993, tendo também ilustrado inúmeros livros infantis. Em Portugal está editado o seu livro Freaks: No Coração da América, com argumento de Steve Niles (Devir).

 

Indeh: Uma História das Guerras Apache

240 páginas, preto e branco, capa dura. Formato: 21,50 x 27,50.